Vida Simples
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Profissão

+2
Sonja
Mago
6 participantes

Ir para baixo

Profissão Empty Profissão

Mensagem por Mago Qua Dez 12, 2007 1:17 pm

Qual a profissão que temos? É a adequada para nós? Temos a recompensa financeira que pretendemos com o nosso trabalho? Sentimo-nos completos e satisfeitos com o que fazemos?

Vamos responder a tudo isto e tentar chegar à nossa profissão de sonho. cheers
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty A minha profissão!

Mensagem por Mago Qua Dez 12, 2007 1:44 pm

Como já disse na apresentação do forum, sou actor, animador, formador e palhaço.
Adoro o que faço. Sempre foi o meu sonho e persegui-o! É a maior satisfação da vida podermos fazer o que gostamos.

Quando era criança queria ser arquitecto. Segui artes na secundária com esse objectivo. Então deparei-me com uma disciplina chamada Geometria Descritiva e percebi que afinal não era o caminho que queria. Não me enquandra com desenhos geométricos rigorosos, por isso, nunca poderia ser arquitecto.
Felizmente, que no 9º ano ajudei a fundar um grupo de teatro e descobri aí uma nova paixão. Afinal ser actor é que era o meu novo objectivo!

Lutei por esse sonho. Acabei o 12º ano e inscrevi-me no Conservatório de teatro. Infelizmente não fui aceite. Mas era mesmo o que queria fazer, então continuei a trabalhar em teatro amador. Muitas pessoas diziam que eu era louco. Ser actor não dá dinheiro. E é uma vida inconstante.

Tive de trabalhar em diversos sitios para poder ter dinheiro. O teatro infelizmente não dava. Mas continuei a pensar no meu objectivo.
Certo dia vi um anuncio no jornal a pedir actores. Respondi e fui aceite! Very Happy
O meu trabalho consistia em estar uma semana em cada local, viajando pelo País inteiro, com espectáculos infantis e uma amostra do Mini-Chuva de estrelas. Sim, trabalhava para a Sic televisão.
Ganhava muito bem, viajava, e adorava o que fazia. Especialmente porque trabalhava com crianças.
Durou 4 meses este trabalho magnifico. Imaginem aos 20 anos ter este trabalho de sonho!! Motivou-me imenso.
Neste trabalho fiz bons contactos e depois fui trabalhar para o palácio de Queluz como animador.

Vestia-me como uma pessoa do Século XVIII e mostrava-mos a escolas como se vivia naquela época. Trabalhava 3 dias por semana e até ganhava bem. Mesmo assim não me chegava.
Ao fim de quase 5 anos, comecei também a trabalhar num call center em part-time, apenas para ter mais dinheiro. Continuava à mesma a trabalhar no Palácio de Queluz.
Era horrivel. Tinha de usar fato e gravata e odiava o que fazia. Aguentei 4 meses. Mas o mais importante nesse trabalho é que conheci uma pessoa que me deu óptimos contactos para me lançar no mundo da animação. (Isto deu para perceber que quando desejamos algo, isso acontece. Mesmo que pareça tudo mau, tem um siginificado. E esse significado for conseguir contactos importantes para seguir o meu sonho).

Comecei assim a ter formações em animação e trabalho com crianças e jovens. Trabalhava em colónias de férias e como animador em festas infantis e eventos. Aprendi muito. Cresci muito! E fui abrindo novas portas.

Um das melhores portas que abri, foi o facto de ter tido a possibilidade de fazer várias viagens para ter mais formação. Lembro-me perfeitamente de me telefonarem a perguntar se estava interessado em ir à Polónia, daí a 2 dias, para ter uma formação de animação. Só teria de pagar 30% da viagem e mais nada. Alojamento, alimentação, formação, transporte... tudo por conta da Comissão Europeia!! Nem pensei 2 vezes. Larguei tudo e arrisquei!

Depois disso, já viajei pela Europa quase toda! Aprendi muito sobre animação e sobretudo sobre outras culturas e mentalidades. Mesmo assim, houve uma altura em que senti que mesmo assim ainda me faltava alguma tranquilidade financeira.

Consegui um emprego fixo como animador num projecto social. Adorei! Aprendi imenso, tinha um rendimento fixo, e ao fim de semana podia continuar a fazer outras animações e ter um rendimento extra.
Mas como tudo na minha vida até então, chegou um momento de insatisfação! Ao fim de um ano no projecto, estava farto. Larguei tudo e lancei-me exclusivamente como animador free-lancer. Grande risco!! Atirei-me de cabeça!

Cometi muitos erros, dei muitas cabeçadas, tive momentos muito maus, tive muitos empregos que odiava, mas.... Consegui triunfar!!! No meio disto a formação e ser palhaço foram grandes complementos ao que já fazia. Aconteceu tudo naturalmente apenas seguindo o meu instinto e largando tudo quando já não me sentia a crescer.

Neste momento, faço o que adoro, sou bem remunerado e tenho tempo! Vivo uma vida inconstante, mas já não conseguiria ter um emprego com horário e ordenado fixo! Cada dia é uma novidade!! E tenho de gerir o meu próprio tempo e finanças! Tenho casa própria, carro, bens materiais e trabalho nunca me falta!

Sigam os vossos sonhos e desculpem o post tão longo. Very Happy
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Arriscar e ganhar!

Mensagem por Mago Qua Dez 12, 2007 1:52 pm

Aqui vai uma pequena história de como triunfar profissionalmente, arriscando tudo.

Conheço uma pessoa que trabalhou 9 anos para uma companhia petrolifera! Tinha carro, cartão de crédito para despesas, telemovel, portátil da empresa e um bom ordenado. Tinha tudo que permitia uma agradavel segurança.

Ao fim de 9 anos, cansou-se. Achou que não estava a evoluir! Começou a despertar para uma nova realidade. Fez tatuagens e um piercing, rapou o cabelo todo e encarou tudo com outra atitude. Claro que a firma não gostou muito da maneira de ele se apresentar agora. Então por fim, chegaram a um acordo e extinguiram o posto de trabalho dele.

Esta pessoa teve inumeras outras pessoas a aconselharem-no a não fazer isso. A manter-se naquela firma porque lhe dava estabilidade! Eu fiz o contrário... Encorajei-o a seguir o seu sonho e se não se sentia bem, que se mudasse.
Após a cessação do trabalho dele, viu-se de repente no desemprego e sem saber bem o que fazer. Mas tinha uma certeza... que tudo se ia resolver e ia descobrir o caminho dele.

Actualmente esta pessoa trabalha em televisão, adora o que faz, pode vestir-se como quiser, é ele próprio, e ganha um bom ordenado! Apenas e só porque seguiu o seu instinto e não teve medo de arriscar! Acreditou!!

Espero que vos tenho motivado de alguma maneira. Esta é uma história verdadeira! Wink
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Dúvida

Mensagem por Sonja Qui Dez 13, 2007 7:38 am

Olaaaaaa Mago! Very Happy

Tive conhecimento deste fórum através do fórum do segredo, por isso já nos "conhecemos"!

Gostei muito da tua história, um bocado atribulada, mas feliz!!

Conheci à pouco a lei da atracção, estou bastante entusiasmada em usá-la, mas em termos profissionais sinto um grande conflito interior, pois não sei ao certo aquilo que quero Embarassed aliás eu gostava de trabalhar em várias áreas, como por exemplo, animais, qualquer coisa em ajudasse pessoas, crianças, etc.

Estou empregada, mas as coisas aqui não estão a correr como o previsto, e como é óbvio, se não me sinto bem, mais tarde ou mais cedo tenho de ir embora!

A minha dúvida é: posso pedir simplesmente um trabalho que me faça feliz, que ganhe bem, que me faça ter tempo para mim e para a minha família, e que seja perto de casa? É que segundo a lei da atracção entendi que tenho que pedir coisas concretas.

Aguardo opinião! Obrigada! S
Sonja
Sonja
Descobridor activo
Descobridor activo

Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/12/2007
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Saber o que queremos!

Mensagem por Mago Qui Dez 13, 2007 3:17 pm

Oi Sonja!!! Muito benvinda e obrigado pelas questões! Smile

Já deu para perceber que não estás feliz no teu trabalho. Por isso se não te sentes a evoluir tens de partir para outra.
Quando a não saberes muito bem o que queres fazer, é normal. Por vezes demora muito tempo a descobrirmos verdadeiramente a nossa vocação. No entanto já tens algumas ideias, o que é positivo.

Para pedires ao Universo... penso que estás a querer pedir muita coisa e não é necessário. Se tiveres um emprego em que gostas do que fazes e és feliz, não vai importar onde é ou quanto vais ganhar ou quanto tempo te ocupa! Por isso simplesmente começa por pedir um trabalho que te faça sentir bem e que te sintas a evoluir! O resto de certeza que vem por complemento! Wink

E acima de tudo, não lutes contra o emprego que tens agora. Agradece! Se lutares contra ele, nunca mais vais sair.
Quanto à area em que irás trabalhar... Não te preocupes. O Universo irá guiar-te no caminho certo, e tu vais percebendo isso ao sentires-te bem com algo! Pode ser já o próximo emprego ou podes passar por ainda mais 2 ou 3. Mas estarás no caminho certo. Apenas tens de estar atenta às pistas que te vão aparecendo!

De qualquer maneira estarei aqui para continuar a ajudar!! Wink

Tudo de bom e pensamentos positivos!!!
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Re: Profissão

Mensagem por Sonja Sex Dez 14, 2007 11:54 am

Obrigada Mago pelas tuas palavras!

Sim, talvez o meu erro tenha sido mesmo lutar contra o emprego que tenho e não o ter agradecido até agora, e vendo o lado positivo da coisa, até aprendi alguma coisa e no fundo até me fez crescer mais um bocadinho! Very Happy

Em relação ao meu futuro emprego espero mesmo que aquele que me faça feliz seja já o próximo! Very Happy

Mais uma vez obrigada, ajudaste bastante!

S
Sonja
Sonja
Descobridor activo
Descobridor activo

Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/12/2007
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Novo ciclo

Mensagem por Sonja Seg Fev 25, 2008 2:36 pm

Pois é, finalmente livrei-me do meu antigo trabalho, agradeço por o ter tido, pois como ja disse anteriormente cresci e aprendi muito com ele!!

Agora estou desempregada, mas feliz Very Happy, pois a situação já não estava muito favorável por lá, e ainda consegui sair de lá com indemenização e com um dinheiro que eles me deviam, pago a prestações nos próximos meses.

Hoje recebi um e-mail de uma empresa da qual tinha ido a uma entrevista a semana passada (agradaram-me bastante as condições) e este dizia que não tinha sido seleccionada, mas não estou triste por isso e o lado positivo disto é porque se calhar não era mesmo indicado para mim e sei que o universo está a preparar uma coisa bem melhor para mim sunny

Uma grande beijoca e nunca desistam, só porque as coisas não correm como mais esperamos!!

S
Sonja
Sonja
Descobridor activo
Descobridor activo

Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/12/2007
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Quem espera sempre alcança

Mensagem por Mago Ter Fev 26, 2008 5:21 am

Oi oi!!!

Very Happy cheers

Que bom ver-te feliz. Ainda bem que seguiste o teu instinto e te sentes bem assim. Às vezes ficamos presos a algo, com medo de mudar. Mas quando ultrapassamos esse medo, abrimos portas a novas oportunidades.

Agradecer e perdoar é abrir o coração a coisas novas!!!

Um bem haja e tudo de bom!!
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Um dia....

Mensagem por Ciska Dom Abr 13, 2008 5:55 am

Um dia fui assim... mesmo sem saber as leis da atracção, sem conhecer as leis universais...
Hoje é-me difícil sê-lo, deixei de ser quem era em prol dos outros.. esqueci-me de mim!
Pensei que seria assim mais feliz pela felicidades dos outros, mas quão redondamente me enganei!

Quero agora voltar ao trilho, mas quanto difícil é-me hoje a caminhada
Não tinha ego, mas agora o medo paralisa-me!
Continue a fazer pelos outros o melhor para que eles encontrem a sua "felicidade"
Mas que medo tenho eu dessa felicidade!

O medo, o ego faz-me duvidar demasiado, a luta não é com os outros mas comigo mesma!
Sei que posso conseguir, mas a que preço?!
É essa a rocha no meu caminho, alias uma montanha!

As minhas vontades são demasiadas vezes criticadas, assobiadas.
Algo me impede de as realizar, mesmo depois de tudo pronto para as começar.
Parece o ceu mas no fim desvanece-se como uma nuvens levada pelo vento.
Uma ilusão criada para me entorpecer, para me tornar cada vez mais vulnerável!

Será essa a vontade Divina de ser apenas o bobo da corte?!
De não puder abraçar o mundo e muda-lo?!

Quis ser alguém para mim, e no entanto, consegui ser ninguém para o vazio!
Mas o vazio deve-se preencher, do caos deve nascer, então?!
Como andar nas vielas putrefactas de abutres esfomeados?!!
Como andar já sem pés e fazer já sem mãos?!!

Amigos do LOA, façam fluir as vossas esperanças, façam fluir o vosso Amor!
Porque ele vai conseguir chegar perto daqueles,que como eu, perderam a esperança
do dia de amanha, que perderam o bilhete para a nova consciencialização, que se perderam na sua busca!

Obrigado por ainda acreditarem que tudo vale ainda a pena!

Um abraço na Luz
Ciska
Ciska
Ciska
Descobridor
Descobridor

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2008
Idade : 54
Localização : Leiria

http://www.pordesol.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Esperança constante!

Mensagem por Mago Dom Abr 13, 2008 12:28 pm

Oi Ciska!

Para já devo dizer que adorei o teu texto. Embora demonstre algo negativo, está muito bonito. Com muito sentimento.

"deixei de ser quem era em prol dos outros.. esqueci-me de mim!"... Pois... O que aconselho é pensarmos sempre em nós primeiro. Sermos um pouco egoistas. E atenção que ser egoista não é ser egocêntrico. Temos de ser felizes para podermos fazer os outros felizes. Nunca ao contrário.

"Sei que posso conseguir, mas a que preço?!
" Do que tens tu medo? Qual é essa grande montanha que não te deixa avançar? Algo te está a bloquear.

Eu já tive uma fase em que conseguia ajudar todos e sabia perfeitamente o que eu também tinha de fazer para ser feliz. Mas simplesmente não conseguia agir.

"Uma ilusão criada para me entorpecer, para me tornar cada vez mais vulnerável!" O que se passa contigo é exactamente o que me aconteceu nessa fase que passei. O que acontece é que a nossa consciência vai sempre aumentando. E nunca volta atrás. O nível de consciência que já temos, nunca o vamos perder. Só o podemos aumentar. E o que se passa é que à medida que vamos evoluindo, a nossa mente vai-se adaptando e criando novas maneiras de nos iludir. E essa fase é exactamente isso.

O melhor que tens de fazer é aceitar! Não lutes. Aceita e compreende que estás a evoluir. Estás a crescer conscientemente. Temos sempre uma fase má, antes de um grande salto espiritual e consciente. O que vem aí será lindo, e vais-te rir disto que te aconteceu.

Não te preocupes se agora não consegues fazer o que pretendes. Aceita! E se leres bem o teu texto, penso que consegues entender perfeitamente o que sentes. Por vezes temos de tomar consciência que já temos consciência do que se passa! Wink

Beijocas e obrigado pelo teu texto!
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Obrigado

Mensagem por Ciska Qua Abr 16, 2008 3:35 am

Obrigado Mago pelas tuas palavras...

Ontem recebi muita e nova informação sobre o que procurava ha muito tempo!!!
Parecia uma criança no natal que não sabe por onde se virar com tantos presentes... Very Happy
Vai ser agora o inicio de um novo recomeço!
Embora ninguem ao meu lado partilhe de tudo isto, pelo menos esse medo ja não tenho de "fazer", porque simplesmente me foi "dado" e não comprado, acho que era mesmo disto que precisava! O meu medo é mesmo esse, o dinheiro que pode envolver... mas graças ao universo, agora essa "desculpa" ja não pega para me impedirem Razz ....

É sempre bom reler o que escrevemos, porque realmente esta lá tudo escrito dos pedragulhos que colocamos nós proprios no meio do caminho, se tivermos uma brecha, uma oportunidade, ha que agarra-la com ambas as mãos, arregaçar as mangas e dizer: I'm Backkkkk !!!! e atira-los para longeeeeee.....

Sinto hoje uma felicidade tao intrinseca, que ja ha muito tempo não sentia, ja nem me lembrava de como era, e como é bom senti-la!

Mais uma vez obrigado Mago pelo teu incentivo tão positivo, e continua esse teu trabalho tão grandioso que nos enche de alegria!

Um abraço na Luz

Ciska
Ciska
Ciska
Descobridor
Descobridor

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2008
Idade : 54
Localização : Leiria

http://www.pordesol.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Obrigado eu

Mensagem por Mago Qua Abr 16, 2008 3:43 am

Bom dia Ciska!!

Muito obrigado pelas tuas palavras!
Sabe sempre muito bem ouvir quando as pessoas estão bem. E é mesmo ouvir, porque ao ler o teu texto, ouço a tua alma!

Eu pouco faço. Simplesmente também digo o que o meu coração manda. E cabe a cada um, pegar nas minhas palavras e usá-las como podem. Tudo acaba sempre por correr bem. E tens razão em relação a lermos o que tinhamos escrito.

Eu adoro ler o que escrevi na minha adolescência. Embora fosse um pouco negativo, agora consigo perceber o que escrevi. Afinal já tinha uma consciência muito elevada!

Bom... grandes abraços e beijos!!
E obrigado por tudo.
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Obviamente que....

Mensagem por Ciska Qua Abr 16, 2008 3:56 am

Nós precisamos, muitas vezes de um alão que os outros nos dão sem querer e sem se aperceberem. Ai esta a maravilha das coincidencias, muitos não as conseguem ver, mas felizmente para nós que ja conseguimos... tomara todos serem capazes de o fazer! A vida seria tao mais simples e bela para todos...

Tu tens uma das profissões mais belas do mundo: ser palhaço! e Formador eheheh as parabolas que usas, os truques que usas, são a magia da vida, a essencia pura vista pelos olhos de uma criança!
Meu pai foi palhaço quando joven, apenas pelo entretenimento entre os colegas, mas no dia em que vesti a sua roupa (descoberta num bau no sotao) no dia em que calçei os sapatos ponteagudos... senti uma corrente magica por todo o meu corpo, senti o universo pleno, senti durante breves momentos, o que voçes sentem! Foi .... sem palavras!
Conseguires transportar depois isso para as tuas formações, para a tua vida.... é surreal! é não ter medo da tempestade, mas correr ao seu sabor... é não ter medo das ondulações, mas subir e descer ao seu ritmo....

Tudo esta a tua frente, não ponhas os oculos escuros porque podes perder alguma cor!!!! e precisamos de elas todas!!!!

Abenço todo o teu Ser, toda a tua essencia!
Não pares, não estagnes, poe uma arvore sobre o precipicio e atravessa-o!

Um abraço na Luz!

Francisca
Ciska
Ciska
Descobridor
Descobridor

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2008
Idade : 54
Localização : Leiria

http://www.pordesol.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty o meu percurso

Mensagem por mattie Ter Ago 05, 2008 3:01 am

Olá a todos!
Contrariamente a vocÊs, eu nunca soube bem o que queria ser, ou melhor, eu sempre quis e desejei ser tudo e fazer tudo desde pequenina: médica, palhaço, arquitecta, professora etc.Por isso foi complicado escolher uma profissão, baseei-me muito na opinião dos outros mais próximos (mãe) e dado que adorava línguas e o contacto com os outros, decidi tirar o curso de inglês e francês para perceber, 6 anos mais tarde, que esse trabalho limitava-me e que não me dava prazer, não conseguia ser eu mesma.
Após a morte da minha mãe, houve uma grande mudança interior em mim, maior introspecção e abertura em relação aos meus desejos profundos e, por várias experiências que fui tendo, percebi o que queria realmente ser: educadora de infância. Quatro anos mais tarde, cá estou eu, sra educadora Smile a lidar com crianças diariamente, com quem aprendo muito, com quem me sinto útil e valorizada. É uma área que não me limita, pois estudamos e fazemos experiências com tudo, desde animais a furacões e terramotos, descobrimos quem somos e porque sentimos tantas coisas, em resumo, é um mundo que sem limites , onde eu posso evoluir como profissional e acima de tudo como pessoa.
É verdade que atrasei alguns anos o "começo" da minha vida, mas agora não poderia ser mais feliz! Very Happy

mattie

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Como saber o que quero?

Mensagem por LuisaC Ter Ago 05, 2008 7:34 am

Olá a todos,
Passei a maior parte da minha vida a estudar, quando acabei o curso vi-me perdida. E agora?? Perguntei-me várias vezes. Tinha que arranjar emprego, claro. Fiz um estágio de 9 meses e depois fiquei desempregada. Alguns meses depois fui a entrevistas e não fui seleccionada. Consegui leccionar durante um ano, gostei e após uma interrupção leccionei novamente, e voltei a ficar desempregada. Enviei um monte de CV para todas as empresas que conhecia e não conhecia e nada. 4 anos depois de acabar o curso finalmente consegui trabalho na minha área,um trabalho fixo de que gosto e onde estou também há 4 anos.
Agora, não percebo porquê acho que o trabalho não me satisfaz, e gostaria de fazer algo que me apaixone, mas não sei o quê.
Vou começar a "trabalhar" para saber o que quero fazer, o que me desperta a paixão, aquele bichinho cá dentro que nos faz expressar todo o nosso potencial. Tenho um longo caminho pela frente.

Tudo de bom!!
LuisaC
LuisaC
Descobridor
Descobridor

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Re: Profissão

Mensagem por Tatoia Qui Ago 07, 2008 7:06 am

Pelo que vejo tens tudo o que precisas para descobrir o que te realiza profissionalmente. Basta gostares de ti o suficiente para nunca, mas nunca, desistires dessa busca!! Acredita que descobres e acredita que consegues sempre mas sempre, ser ainda mais feliz!!

Ha sempre sonhos para sonhar, ha sempre algo mais a fazer!!

Bons sonhos!! Wink
Tatoia
Tatoia
Alpinista
Alpinista

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/07/2008
Idade : 45
Localização : Dublin

Ir para o topo Ir para baixo

Profissão Empty Re: Profissão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos