Vida Simples
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hopes and Fears

2 participantes

Ir para baixo

Hopes and Fears Empty Hopes and Fears

Mensagem por Mago Ter Fev 05, 2008 8:06 am

Oi pessoal.

Desculpem o meu desaparecimento. Mas tive sem computador durante muito tempo. Depois explico porque em outro topico.
Devo ja avisar que nao escrevo com acentos, pois de momento encontro-me a dar uma formacao na Romenia e os teclados aqui sao diferentes.


Devido a estar aqui, nestas formacoes que dou, normalmente comecamos com algo a que chamamos Hopes and Fears. A ideia e que os participantes escrevam as suas expectactivas ou esperancas (Hopes) em relacao ao projecto, num papel, e os seus receios ou medos (Fears) noutro papel. Normalmente, no fim le-se tudo e fala-se sobre isso. Como nos ajudarmos uns aos outros para enfrentar esses medos e o que se pode fazer para ter sucesso nas esperancas.

Na viagem para ca tive uma ideia fantastica. Em vez de se analisar as esperancas, resolvi desenhar um pequeno genio da lampada com a frase: Your wish is my command.
E toda a gente pos nesse genio as suas esperancas e eu disse-lhes que ja estavam a ser realizadas. Inclusive li apenas algumas como exemplo, e realmente ja estavam a ser realizadas, como: conhecer pessoas de outros paises, aprender coisas novas, melhorar o ingles...
E depois tomei outra decisao arrojada. Em vez de lermos os medos, pusemos todos numa caixa e dei 3 opcoes aos participantes:
- Ler os medos e tentar resolve-los com ajuda
- Guardar os medos numa caixa e ler no fim do projecto a ver se tinham fundamento
- Queimar os medos sem sequer le-los, pois nao havia motivo para os ter e de certeza que nao se iriam concretizar.

E quase todos votaram em queimar os medos. Foi lindo. Foi um acto simbolico mas muito poderoso. Toda a gente se sentiu liberta e foi uma optima maneira de comecar o projecto. Very Happy

Experimentem fazer este exercicio com todas as vossas coisas negativas. E libertem-se de duvidas em relacao ao sucesso das vossas esperancas.

Fiquem bem, tudo de bom, muito amor e abundancia Smile
Mago
Mago
Admin

Mensagens : 90
Data de inscrição : 11/12/2007
Idade : 46
Localização : Sintra

http://www.sergiomago.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hopes and Fears Empty Re: Hopes and Fears

Mensagem por Tatoia Sex Jul 25, 2008 3:59 am

O sensação "Medo" é algo íntriseco ao ser humano sempre que se prepara ou depara com a Mudança. Algo que decida mudar ou que mude nos seus hábitos diários, em algo que considerava certo, é sempre acompanhado de Medo.

Isto acontece de forma expontânea e só consegue ser evitado quando a mudança foi preparada e desejada por nós. Mas restam sempre indícios desse Medo, agora em forma de Receio... as tais borboletas no início do estômago quando vamos para uma entrevista, o nó na garganta quando estamos no primeiro encontro amoroso com aquela pessoa que tanto nos apaixona, a quebra de respiração quando estamos a abrir o envelope com as análises médicas que fizemos a semana passada... ...

Portanto, enquanto que o Medo é entendido como natural mas pode ser trabalhado para algo que não nos controle ou limite no nosso dia-a-dia. O Receio, além de normal, é saudável e útil.

O Medo pode-nos congelar e impedir de avançar. O Receio torna-nos mais prudentes. O Medo transforma-nos muitas vezes na pessoa que não queremos ser, pelas acções negativas que podemos ter quando temos medo e leva-nos geralmente a ter uma visão (em maior o menor escala) distorcida da Realidade.

O Medo trabalhado positivamente e aceite como normal, pode ser encarado de frente e transformado em energia criadora. Podemos ver o Medo a algo, como um desafio a avançar em direcção a esse algo. E saímos sempre dessa experiencia revigorados e com uma nova noção de nós mesmos, com orgulho até e inspiração para novos desafios.

Por isto, acredito que os Medos não devam ser ignorados, nem postos de parte, nem "queimados"... (Apesar de acreditar que este acto simbólico é de extrema beleza). Acredito muito mais na elaboração de etapas a realizar para ENFRENTAR esse Medo.

Resumindo, os Medos existem por alguma razão. Os Abraham dizem-nos que quanto mais medo tens a algo mais o teu ser deseja enfrentar esse algo. E isto tem toda a lógica, pois são inumeros os casos de pessoas que se sentem fascinadas e atraídas pelo que as aterroriza. E ainda mais os casos de pessoas que se sentem numa nova etapa de evolução depois de terem descoberto as causas do seu Medo e resolvido essa conflito interior. Não ignorem os Medos. Eles existem por alguma razão.

Atenção que muitas vezes os Medos até se encontram encobertos ou disfarçados com outras emoções que lhes atribuímos como "Não sou capaz", "Não gosto", "Não é para mim"... Muita da vossa negatividade existe por medo em assumir uma visão positiva onde sejam impelidos a avançar para algo novo. Pensem nisso!

Boas energias para todos!
Tatoia
Tatoia
Alpinista
Alpinista

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/07/2008
Idade : 45
Localização : Dublin

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos